domingo, setembro 18, 2005

Quem somos? ( Você pode ouvir a música enquanto nos conhece.Que tal? )


Beautiful Stranger - Ouça aqui

Centro Interescolar da Juventude – Guaianazes.
Educação e Dignidade,mais que um sonho,uma realidade.
Administração: Antonio Balbino dos Santos
O Centro Interescolar da Juventude, é uma entidade filantrópica, que segue os parâmetros de uma Organização não Governamental, atuando na área de Educação Complementar. Nosso lema é: Educação e Dignidade, mais que um sonho, uma realidade.Isto porque acreditamos que a falta de investimentos válidos na rede de Ensino é um dos fatores que afasta os alunos da Escola. Isto, aliado a fato que, a maioria dos jovens iniciam sua independência financeira cada dia mais cedo, necessitando deixar a sala de aula para ingressar no Mercado de trabalho, para no geral, ajudar a família e outros, ainda, tornam – se arrimo de família ainda na adolescência. Pensando nestes fatores, a comissão para a formação deste centro, pesquisou, antes de ingressar nesta batalha, quais eram as necessidades de nosso Bairro ter uma entidade mais e quais deveriam ser suas principais características.
Observou – se também que não existia em nosso Bairro uma Entidade que priorizasse a educação e o atendimento específico ao jovem e adolescentes, pois as Instituições locais fazem atendimento a criança e a Terceira Idade, com a entrega de Leite e Cesta Básica, em convênios com CODEAGRO.
Assim nasceu o CIJ – Centro Interescolar da Juventude, para alcançar não só o jovem que está voltando para a escola, mais também alcançar o adolescente que está chegando a idade de abandonar esta mesma instituição. É aí que começa o papel deste Centro, preparar o aluno para o Mercado de trabalho através de cursos profissionalizantes, que nada mais são que condutores que os façam ver que a Educação é a base de todo o processo de crescimento pessoal e que através desta, ele irá encontar portas abertas para o seu futuro além dos portões da Escola. Isto aliado aos esforços de nossos Professores e Coordenadores, tem sido o farol que abre o caminho para novas oportunidades.
CIJ - Guaianazes

2 Comments:

Anonymous Rita de Cássia Meira said...

Olá amigos do CIJ - Guaianazes, amei tudo o que li aqui. Estava faltando algo como o Centro Interescolar em Guaianazes. Sou nascida aqui e amo meu bairro e sempre senti a necessidade de investimentos válidos em áreas como Saúde, Educação, Cultura e Lazer. Mas apostas do CIJ é válida e numa área que tem tão pouco investimento, como a Educação. É uma novidade fora do comum. O Pré Vestibular Comunitário não é uma novidade pra mim, e é bem verdade que já conhecia outros Núcleos da Educafro e vejo diferença no tratamento que se recebe na Entidade que vocês dirigem. Percebo a qualidade dos professores que criam um clima delicoso de se viver dentro das salas de aula.É interessante notar a alegria com que desenvolvem o seu trabalho, com competência e seriedade.
Tive a oportunidade de ver tanto os professores do Pré Vestibular Comunitário quanto as professoras da Unidade Filadelfhia ( Unidade de Educação Infantil ) e assisti também as aulas do Curso Profissionalizante e notei o amor com que todos trabalham.
Vocês estão de parabéns...

Rita de Cássia Meira
Diretora do Projeto Alfabetizar
Vila Yolanda I

7:28 PM  
Anonymous Renato Rosa said...

Ola Galera do CIJ

Fico muito grato em poder fazer parte desse projeto, ministrando as aulas de Cidadania, tanto naa Quartas Feiras quanto aos Sábados.

Guaianases (com s), precisa de atitude, de coragem e de projetos que visem tirar do jovem o acesso a drogas, ao crime, a prostituição tanto sexual quanto a politica.

Precisamos parar de dizer que nosso bairro não tem isso ou aquilo. Temos que valorizar o que esta sendo feito por ai, como a criação do CIJ, por exemplo.

Devemos falar ao vizinho, aos parentes, aos anonimos e aos inimigos que existe um local em Guaianases onde é possivel planejar e buscar um futuro melhor.

Contem comigo.

RENATO ROSA
PROFESSOR DE CIDADANIA
Núcleos ACOFRAPI FILADELFHIA & CIJ

4:47 AM  

Postar um comentário

<< Home